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1. Identificação
Tipo de ReferênciaTese ou Dissertação (Thesis)
Sitemtc-m21b.sid.inpe.br
Código do Detentorisadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S
Identificador8JMKD3MGP3W34P/3NNAGG5
Repositóriosid.inpe.br/mtc-m21b/2017/04.17.12.05
Última Atualização2017:11.06.16.23.58 (UTC) administrator
Repositório de Metadadossid.inpe.br/mtc-m21b/2017/04.17.12.05.51
Última Atualização dos Metadados2018:06.04.02.27.22 (UTC) administrator
Chave SecundáriaINPE-17904-TDI/2637
Chave de CitaçãoRocha:2017:ImPrCo
TítuloImpacto provocado pelas condições meteorológicas sobre a carga de trabalho dos controladores de tráfego aéreo e sobre as emissões de CO2 nas áreas terminais de São Paulo e Rio de Janeiro
Título AlternativoImpact due to weather conditions on the air traffic controllers workload and CO2 emissions in São Paulo and Rio de Janeiro terminal areas
CursoMET-MET-SESPG-INPE-MCTIC-GOV-BR
Ano2017
Data2017-06-19
Data de Acesso09 maio 2024
Tipo da TeseTese (Doutorado em Meteorologia)
Tipo SecundárioTDI
Número de Páginas261
Número de Arquivos1
Tamanho18459 KiB
2. Contextualização
AutorRocha, Adilson Cleómenes
BancaSansigolo, Clovis Angeli (presidente)
Martins, Maria Paulete Pereira (orientadora)
Ferreira, Nelson Jesuz
Ataide, Cleiton Almeida
Barreto, Alexandre de Barros
Endereço de e-Mailcleomenes@gmail.com
UniversidadeInstituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
CidadeSão José dos Campos
Histórico (UTC)2017-04-17 12:06:23 :: cleomenesacr@icea.gov.br -> yolanda.souza@mcti.gov.br ::
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2018-06-04 02:27:22 :: administrator -> :: 2017
3. Conteúdo e estrutura
É a matriz ou uma cópia?é a matriz
Estágio do Conteúdoconcluido
Transferível1
Palavras-Chaveemissões atmosféricas. gerenciamento de tráfego aéreo. carga de trabalho. simulação. inventário de emissões. atmospheric emissions. air traffic management. workload. simulation. emissions inventory
ResumoEste trabalho estima o impacto provocado pelas condições meteorológicas sobre a carga de trabalho dos controladores de tráfego aéreo e sobre as emissões de CO2, dentro das áreas terminais de São Paulo e Rio de Janeiro, em dias específicos de 2014, por meio do emprego do Total Airspace and Airport Modeller TAAM. Ele contribui com informações que servirão de base para o planejamento e a tomada de decisão no contexto do meio ambiente e mudanças climáticas e do transporte aéreo nacional, este em relação à segurança e eficiência operacional. Destaca, ainda, a necessidade de melhorar o gerenciamento do tráfego aéreo com o objetivo de otimizar os custos das empresas aéreas. Foram realizadas oito simulações, com 2.192 voos, utilizando as configurações-padrão do simulador. Em todas elas, foram inseridas somente as regras de tráfego aéreo vigentes em 2014, além das ações de gerenciamento de fluxo empregadas pelo CGNA, em nível nacional, durante a presença das condições meteorológicas significativas. Uma serviu de base, e, em outras sete, foram incluídas condições de mau tempo em dias, horários e setores específicos da TMA-SP e TMA-RJ. Os resultados demonstram como a carga de trabalho dos controladores é impactada pelos movimentos das aeronaves nos setores da TMA-SP e da TMA-RJ em decorrência do mau tempo. Tratando-se de emissões de CO2, percebe-se que a presença de condições meteorológicas adversas ao voo provoca um aumento que varia entre 9% e 13%, 8% e 15%, e 9% e 11%, na TMA-SP e na TMA-RJ juntas, somente na TMA-SP, e somente na TMA-RJ, respectivamente. Em termos de quantidade, isso representa valores estimados que variam entre mais de 3.900 toneladas e mais de 4.050 toneladas diárias de CO2 na área total de estudo. Algumas peculiaridades do trabalho deverão ser levadas em conta por parte dos interessados para o melhor uso das informações presentes nesta tese. ABSTRACT: This work estimates the impact caused by weather conditions on air traffic controllers' workload and CO2 emissions, in the terminal areas of São Paulo and Rio de Janeiro, on specific days of 2014, through the use of Total Airspace and Airport Modeller - TAAM. It contributes with information that will serve as a basis for planning and decision making in the context of the environment and climate change and national air transport, in relation to safety and operational efficiency. It also highlights the need to improve air traffic management to optimize airline costs. Eight simulations, with 2,192 flights, were performed using the simulator's default settings. In all of them, only the air traffic rules that were in effect in 2014 were inserted, in addition to the flow management actions employed by CGNA, at the national level, during the presence of significant meteorological conditions. One of them served as a base, and, in the other seven, bad weather conditions were included in days, times and specific sectors of TMA-SP and TMA-RJ. The results demonstrate how the workload of the controllers is impacted by aircraft movements in the TMA-SP and TMA-RJ sectors due to bad weather. In the case of CO2 emissions, it can be seen that the presence of adverse weather conditions causes an increase ranging from 9% to 13%, 8% to 15%, and 9% to 11%, in TMA-SP and TMA-RJ together, only TMA-SP, and only TMA-RJ, respectively. In terms of quantities, this represents estimated values ranging from more than 3,900 tonnes to more than 4,050 tonnes of CO2 per day in the total area of study. Some peculiarities of the work should be taken into account by the interested parties for the best use of the information present in this thesis.
ÁreaMET
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Idiomapt
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Visibilidadeshown
Permissão de Leituraallow from all
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5. Fontes relacionadas
Repositório Espelhosid.inpe.br/mtc-m21b/2013/09.26.14.25.22
Unidades Imediatamente Superiores8JMKD3MGPCW/3F35TRS
Lista de Itens Citando
DivulgaçãoBNDEPOSITOLEGAL
Acervo Hospedeirosid.inpe.br/mtc-m21b/2013/09.26.14.25.20
6. Notas
Campos Vaziosacademicdepartment affiliation archivingpolicy archivist callnumber contenttype copyholder copyright creatorhistory descriptionlevel doi electronicmailaddress format group isbn issn label lineage mark nextedition notes number orcid parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress resumeid rightsholder schedulinginformation secondarydate secondarymark session shorttitle sponsor subject tertiarymark tertiarytype url versiontype


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